morte por dengue

Alto Tietê chega a 15 óbitos por dengue; Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes confirmaram novas mortes

Na região, apenas Arujá, Poá e Salesópolis não registraram óbitos

8 MAI 2024 • POR Guynever Maropo da Reportagem Local • 15h46
Alto Tietê chega a 15 óbitos por dengue; Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes confirmaram novas mortes - Divulgação/Ministério da Saúde

O Alto Tietê registrou, nesta quarta-feira (8), mais duas mortes por dengue. Biritiba Mirim confirma o primeiro óbito e Mogi das Cruzes o quarto. O total sobe para 15 óbitos na região. A informação é do Painel de Monitoramento da Dengue, do governo de São Paulo.

Óbitos

Segundo o Painel de Monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika de São Paulo, até o momento foram cinco mortes em Suzano; quatro em Mogi das Cruzes, duas em Santa Isabel; e uma em Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim e em Guararema. Na região, apenas Arujá, Poá e Salesópolis não registraram óbitos.

 Dengue

A dengue é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas são: dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos em cavidades corporais (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico); hipotensão postural e/ou lipotímia; letargia e/ou irritabilidade; aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia) > 2cm; sangramento de mucosa; e aumento progressivo do hematócrito.

A maioria dos pacientes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito.