Cultura

Artistas suzanenses expõe obras no Festival Universitário de Cultura e Arte de Pato Branco

Exposição conta com a participação de 62 artistas de dez estados brasileiras

12 JUN 2024 • POR Guynever Maropo - de Suzano • 22h29
Artistas suzanenses expõe obras no Festival Universitário de Cultura e Arte de Pato Branco - Divulgação

O artista plástico Pedro Neves e a artista  Lee Freires, representam Suzano na ExpoArt ConVida,que participa da 9ª edição do Festival Universitário de Cultura e Arte (Fuca) de Pato Branco. A abertura do evento acontece nesta quarta-feira (5),  no Complexo Cultural de Pato Branco. 

O tema da exposição deste ano é “Arte em máscara- Exposição documental e itinerante”,  conta com a participação de 62 artistas de dez estados brasileiros e artistas estrangeiros da Bélgica, Finlândia, França e Índia. 

O ConVida é uma exposição itinerante e documental originada em Goiânia, idealizada pela artista plástica Aparecida Felipe  Jose Carlos Batista Nogueira. O projeto surgiu durante a  pandemia da Covid-19, quando os artistas começaram a expandir suas artes para além das telas convencionais. Como forma de apoiar a ciência e incentivar o uso de máscaras, os artistas demonstram a habilidade de pintar belas máscaras. 

Segundo Neves, a exposição já percorreu diversos estados do país e as pessoas se sentem sensibilizadas com a magnitude da exposição.

“As máscaras que pintamos marca uma lembrança do que foi a pandemia. Nesse período tivemos altos e baixos, mas conseguimos sair vivo dela”, ressaltou. Neves expôs duas máscaras que pintou: uma com o rosto de um leão e outra com o frasco da vacina contra Covid-19 com asas. 

As máscaras da  Lee Freires, são lindas flores rosas e azuis pintadas num fundo branco.