Polícia

Guarda Civil atende 5 ocorrências; homem é preso por tráfico de drogas

Trabalhos foram conduzidos pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), pela Romu e pela Força Patrulha

29 JUL 2024 • POR de Suzano • 21h00
Guarda Civil atende 5 ocorrências; homem é preso por tráfico de drogas - Divulgação/Secop Suzano
Guarda Civil Municipal (GCM) atendeu a cinco ocorrências nas últimas quarta e quinta-feira (24 e 25/07). Essas ações resultaram em prisão de um indivíduo por tráfico de drogas com 139 unidades de entorpecentes em sua posse, detenção de um motorista por embriaguez ao volante, recuperação de uma motocicleta roubada e de um automóvel furtado, além da verificação de um possível crime ambiental.
 
Os trabalhos foram conduzidos pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e pela Força Patrulha. Os casos atendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Central e para a 1ª Companhia da Polícia Militar (PM) de Suzano.
 
O caso da suspeita de crime ambiental teve início às 15h35 do dia 24, quando os agentes do GPA foram acionados por um munícipe informando que, na rua Doutor Bernardino Tanchesi, no bairro Clube dos Oficiais, em Palmeiras, um indivíduo teria aberto uma das comportas de um riacho, resultando na seca do local onde a água era armazenada. A equipe verificou a denúncia e constatou que não houve crime ambiental, apenas um conflito de interesses entre as partes. Os agentes orientaram os envolvidos e ficou acordado que a comporta permaneceria fechada para não alterar o fluxo do riacho.
 
Em seguida, a equipe do GPA foi acionada via rádio para verificar um veículo que estava abandonado na rua Benedita Maria de Souza, no bairro Meu Cantinho. Ao chegarem, os agentes puderam identificar que se tratava de um Hyundai I30, de cor prata, com queixa de furto. O proprietário foi informado e solicitado comparecer a 1ª Cia da Polícia Militar para reaver seu veículo.
 
No dia seguinte, às 16h35, durante um patrulhamento preventivo na região do Jardim Colorado, agentes da Romu observaram, na rua Rio Grande do Norte, um indivíduo com uma sacola apresentando nervosismo ao notar a equipe e entrando em seguida em um terreno baldio. Diante da suspeita, a GCM decidiu abordar o homem e identificou que com ele havia 34 porções de maconha, 35 de cocaína e 70 de crack, além de R$ 272,30. As substâncias foram lacradas e encaminhadas, junto com o dinheiro, para a Delegacia Central.
 
Ainda no mesmo dia, pouco depois das 21 horas, a Romu promovia uma ronda na região da Chácara Ceres e, ao chegarem à rua José Guedes, observaram uma motocicleta Dominar Bajaj, verde, abandonada em meio à vegetação. Após uma consulta de dados pela numeração do chassi, foi identificado que o veículo tinha uma queixa de roubo. A moto foi encaminhada para a Delegacia Central e, posteriormente, devolvida ao proprietário.
 
Em outro caso, GCM atende caso de desentendimento no trânsito na Rua Antônio da Costa no Jardim Cacique
 
Após o último caso, os guardas da Força Patrulha foram solicitados para atender uma ocorrência de desentendimento no trânsito, às 22 horas, na rua Antônio da Costa, no Jardim Cacique.
 
Motorista de caminhão
 
No local, populares haviam contido um indivíduo, um motorista de caminhão, que apresentava sinais de embriaguez. Suspeitando que ele tivesse consumido álcool e estivesse dirigindo, o homem foi levado à base operacional da Polícia Militar Rodoviária, para realizar o teste do etilômetro (bafômetro). 
 
Exame
 
O exame acusou 0,83 miligramas por litro, configurando crime de trânsito. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia Central.
 
Para o secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, a GCM está apta a atender quaisquer tipos de ocorrências. 
 
“Em todos os casos, as equipes designadas estavam preparadas para resolver as situações. 
 
No caso de embriaguez ao volante, a agilidade foi essencial para conduzir o caso e impedir que acidentes ocorram. 
 
Ressalto também que a GCM recebe treinamentos regulares para enfrentar diversas situações de emergência.
 
A capacitação constante é primordial para garantir a segurança dos cidadãos e o sucesso no atendimento”, afirmou o chefe da pasta.