Região

Onda de calor, tempo seco e baixa umidade colocam região em situação de risco

Cor laranja é do aviso de uma escala de riscos que varia de amarelo ao vermelho

10 SET 2024 • POR Edgar Leite - de Suzano • 05h00
Onda de calor, tempo seco e baixa umidade colocam região em situação de risco - Bruno Peres/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para as dez cidades do Alto Tietê. Isso significa com o calor excessivo, o tempo seco e com pouca umidade trazem risco à saúde. A temperatura está 5ºC acima da média.
 
A cor laranja é do aviso intermediário de uma escala de riscos que varia de amarelo ao vermelho. Esta sinalização indica situação meteorológica perigosa, quando as pessoas devem se manter vigilantes e informadas regularmente sobre as condições meteorológicas previstas.
 
A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as recomendações estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evitar a prática de atividades físicas. Também são recomendados o uso hidratante para pele e umidificar o ambiente.
 
Segundo o instituto, nesses locais a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e riscos à saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça.
 
Os recordes de temperatura aumentam os riscos de incêndios e prejuízos à agropecuária, com a perda de produção e mortes de animais.
 
A sensação térmica muito alta também pode provocar riscos à saúde, como insolação em diferentes graus. Os mais vulneráveis e que precisam de mais atenção são pessoas idosas, bebês e crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas, como problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação; além da população em situação de rua. Para a população em geral, para se proteger da insolação, o Ministério da Saúde recomenda hidratação, resfriamento e proteção do sol e calor. 
 
Quando o corpo não dissipa bem o calor, pode ocorrer a insolação em diferentes graus. O corpo humano dá sinais deste aumento prejudicial da temperatura e um profissional de saúde deverá ser procurado.