Região

Estudantes e outras cinco estações da CPTM recebem ação do Setembro Amarelo

Neste ano, o lema da campanha é "Se precisar, peça ajuda!", reforçando a importância de falar abertamente sobre o tema

27 SET 2024 • POR Da Reportagem Local • 18h00
Seis estações da CPTM recebrão ação do Setembro Amarelo - Regiane Bento/Arquivo DS

Seis estações da CPTM irão receber no neste domingo (29/09) ações de saúde em referência ao Setembro Amarelo, a maior campanha antiestigma do mundo voltada para a prevenção do suicídio. Os atendimentos acontecem nas estações Mauá, Dom Bosco, Guaianases, Estudantes, Jardim Helena-Vila Mara e Guarulhos-Cecap da CPTM, sempre das 09h às 12h e das 13h às 16h.

Neste período, alunos da Proz Educação farão aferição de pressão arterial (sem limites de atendimentos) e teste de glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas (limitados a 100 por estação). Além disso, serão realizadas ações de orientação sobre preservação da vida.

Em 2024, o lema da campanha Setembro Amarelo é "Se precisar, peça ajuda!", reforçando a importância de falar abertamente sobre o tema e incentivar as pessoas a buscarem apoio quando necessário.

Ações de Cidadania

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.858 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.