Itaquá cria botão do pânico para reforçar segurança da mulher
Mulheres que possuem medida protetiva podem acionar o botão e solicitar socorro da GCM
14 OUT 2024 • POR De Itaquá • 23h00
Itaquá cria botão do pânico para reforçar segurança da mulher - Divulgação
A Prefeitura de Itaquá tem buscado ampliar a segurança da mulher na cidade e nesta segunda-feira anunciou a criação de um botão do pânico para mulheres e atendimento especializado. O prefeito, Eduardo Boigues, publicou vídeo nas redes sociais, nesta segunda, apresentando o botão de pânico.
“Se você tem uma medida protetiva, vá até a sede da Guarda Civil e faça seu cadastro. Em caso de violência, é só apertar um botão no celular, e nossa viatura vai te socorrer no local!”, disse o prefeito.
Integrado à Muralha Eletrônica, que monitora as entradas e saídas da cidade, o dispositivo visa garantir agilidade no atendimento em situações de emergência. Para utilizá-lo, a vítima deve baixar o aplicativo “SOS Cidadão”, cadastrar-se e acionar o botão “Pedir ajuda” em caso de necessidade.
Ronda
A Ronda de Proteção à Mulher de Itaquaquecetuba, iniciativa que visa proteger vítimas de violência doméstica, registrou 1.265 atendimentos de janeiro a agosto de 2024. Entre as ações, foram contabilizadas 463 medidas protetivas, 96 ocorrências de violência doméstica, 11 descumprimentos de medidas protetivas e 625 visitas a residências de vítimas. Além disso, 70 contatos telefônicos foram realizados com mulheres que não foram localizadas em casa. Desde 2021, o programa já acumulou 3.797 intervenções.
Paralelamente, a Casa da Mulher oferece acolhimento, qualificação, suporte jurídico e psicológico às vítimas, enquanto o Centro de Referência de Direitos Humanos, localizado na Secretaria da Mulher, proporciona atendimento especializado contra qualquer violação de direitos.
Outro importante serviço é o abrigo sigiloso, que oferece suporte temporário para mulheres em situação de risco e seus dependentes. O objetivo é não apenas proteger as vítimas, mas também garantir a reintegração delas à sociedade.
Serviços
A van Cidadania Móvel também oferece serviços importantes nos bairros, como agendamento para RG, CNH, mudança de zona eleitoral e boletim de ocorrência, entre outros. Denúncias de violência podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher (180), Polícia Militar (190), Guarda Civil Municipal (153), Secretaria da Mulher (4753-5291) e na Delegacia de Defesa da Mulher (Rua João Barbosa de Moraes, 448 – Vila Zeferina).