Cidades

José Luiz Spitti seguirá como secretário de Cultura de Pedro Ishi

Titular da pasta ao longo do último ano do segundo mandato de Rodrigo Ashiuchi

19 DEZ 2024 • POR Da Reportagem Local • 22h00
José Luiz Spitti seguirá como secretário de Cultura - Divulgação

Os nomes a compor o secretariado da gestão Pedro Ishi seguem sendo revelados e, nesta quinta-feira (19/12), o futuro chefe do Executivo suzanense definiu a sequência de José Luiz Spitti como seu titular na Cultura, setor cujo principal desafio é o trabalho de democratização do acesso às artes e às atividades culturais no município.
 
Com 15 anos de experiência, ao somar suas duas passagens pelo poder público, Spitti é natural de Suzano e formado em Gestão Pública na Universidade Anhanguera, sendo ainda especializado em Gestão Cultural. Aos 64 anos, o titular esteve pela primeira vez na administração municipal em 2005, quando foi assessor de Assuntos Culturais no setor que hoje dirige, ascendendo à posição de diretor administrativo e mantendo-se no cargo até 2012. Em 2017, primeiro ano da gestão Ashiuchi, Spitti foi nomeado diretor de Departamento, posição que ocupou até abril de 2024, quando recebeu o convite para assumir a liderança da secretaria.
 
Durante sua segunda passagem na Cultura, ele colaborou com ações essenciais para o fomento da produção artística do município, incluindo a implementação da Lei Paulo Gustavo (lei complementar federal nº 195/2022) e da Lei Aldir Blanc (lei federal nº14.017/2020), ao acompanhar o processo de documentação e destinação de recursos, além de projetar ações de grande e médio portes, como as celebrações dos aniversários de 74 e 75 anos de Suzano, a Mostra de Referências Teatrais, o Programa Agita Palmares, o Suzanime e o projeto “Arte Pública”.
 
O secretário explica que, ao lado de Pedro Ishi, o setor continuará com o trabalho de valorização aos artistas locais. “Durante a gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi, buscamos colaborar com os nomes da cidade que buscam crescer e divulgar seu trabalho a mais públicos, seja por meio da distribuição de recursos com a Lei Paulo Gustavo, ou com outras possibilidades de exibição nos nossos equipamentos, como os vários centros culturais espalhados pelo município. Agradeço a oportunidade de seguir na gestão do setor, vamos trabalhar ainda mais por estes objetivos”, comentou.
 
Pedro Ishi apontou que a capacidade de Spitti foi comprovada em múltiplas oportunidades por meio de muito trabalho e competência. “A experiência foi fundamental para a escolha, mas saber que teremos um nome que se dedica pela evolução do setor e que tem uma reconhecida qualidade na gestão de pessoas e recursos motivou a continuidade de um nome que será muito importante para que sigamos evoluindo no setor cultural”, disse.
 
Responsável pela confirmação de Spitti como secretário em abril deste ano, o atual chefe do Executivo ressaltou que a classe artística pode confiar no trabalho dos gestores de 2025 em diante. “A Cultura suzanense está em ótimas mãos, pois além de capacidade e profissionalismo, há o desejo de oferecer mais condições para o desenvolvimento do setor. Com o Pedro Ishi e o José Luiz Spitti, a cidade seguirá avançando e a produção artística também não vai parar”, pontuou Ashiuchi.
 
Perfil
 
Natural de Suzano, José Luiz Spitti tem 64 anos e graduou-se em Gestão Pública na Universidade Anhanguera e especializou-se em Gestão Cultural na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele tem 15 anos de experiência como colaborador da prefeitura, contando seu trabalho desde o início da atual gestão do Executivo, a partir de 2017, e também no período entre 2005 a 2012, sempre no setor cultural como assessor de Assuntos Culturais e, eventualmente, diretor administrativo.
 
Na atual administração municipal, esteve diretamente envolvido na realização de projetos de destaque da pasta como diretor de Departamento entre 2017 e 2024, participando ativamente da elaboração de ações como a Mostra de Referências Teatrais de Suzano, o Programa Agita Palmares, a Mostra de Dança, o Suzanime, o projeto “Arte Pública”, entre outros. Em abril de 2024, aceitou o convite do prefeito Rodrigo Ashiuchi para assumir a titularidade da pasta.
 
Outras das contribuições de Spitti incluem a implementação das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc no município, sendo o responsável pelo acompanhamento de todo o processo de documentação e destinação dos recursos destes incentivos por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e também para a organização de eventos municipais de médio e grande portes, como as edições de 2023 e de 2024 da Expo Suzano.