Saúde de Suzano ultrapassa 44 milhões de procedimentos em oito anos de gestão
Durante a administração Ashiuchi, pasta bateu recordes com superação anual
23 DEZ 2024 • POR Da Reportagem Local • 21h00
Saúde de Suzano ultrapassa 44 milhões de procedimentos em oito anos - Mauricio Sordilli/Secop Suzano
Ao longo dos dois mandatos do prefeito Rodrigo Ashiuchi, a Saúde de Suzano foi prioridade com resultados efetivos e índices que traduzem o compromisso da gestão em evoluir e garantir um acolhimento cada dia melhor. De acordo com recente balanço da secretaria, neste período, a produção foi de 44.058.860 procedimentos, somando atendimentos em atenção básica, especialidades e urgência e emergência, batendo recordes que superam a cada ano.
Segundo o levantamento, que contabiliza dados de janeiro de 2017 a outubro de 2024, os índices da Saúde suzanense vêm em uma crescente anual, com o recorde de 7.063.858 procedimentos realizados no ano passado durante a chefia do então secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, à frente da pasta.
Assim, vale destacar também que a produção verificada em 2024, somente entre janeiro e outubro, que foi de 6.341.401, já supera a marca verificada nos 12 meses de 2022, que alcançou 5.757.195, por exemplo. Portanto, a expectativa é de que este ano se encerre com mais um recorde de procedimentos.
Entre as maiores demandas atendidas ao longo dos últimos oito anos estão os acolhimentos em procedimentos clínicos, com mais de 20,5 milhões de atendimentos, seguido pelos procedimentos com finalidade diagnóstica, que superam a marca de 17,8 milhões.
De acordo com o secretário Diego Ferreira, a evolução dos índices é fruto de muito trabalho, compromisso e gestão estratégica. “A Saúde pública compreende uma rede complexa, passando pelo atendimento em atenção básica e especialidades, bem como acolhendo as demandas em urgência e emergência. Ao longo dos anos, sob a administração do prefeito Rodrigo Ashiuchi, buscamos medidas estratégicas que tirassem a Saúde suzanense de uma situação precária para hoje elevar a qualidade e a quantidade de atendimentos, levando em consideração ainda os desafios da pandemia de Covid-19 (coronavírus), que em Suzano foi enfrentada com muita responsabilidade e dedicação das nossas equipes”, disse.
Para o prefeito, a Saúde suzanense foi resgatada e hoje está em um novo patamar para seguir evoluindo. “A cidade não é perfeita, mas quem compara percebe a diferença do que éramos em 2016 e o salto que demos para 2024”, comentou.