Mogi das Cruzes

Operação da Polícia Federal apreende 300 mil para-brisas em Mogi

19 AGO 2015 • POR • 18h19
Mogi das Cruzes- SP- Brasil- 19/08/2015- Operação da Polícia Federal apura a importação fraudulenta de para-brisas laminados de veículos para comercialização no Brasil. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, além de 300 mil parabrisas

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação 300, contra a importação fraudulenta de para-brisas laminados de veículos automotores para posterior comercialização dos produtos em todos o País. Foram apreendidas 300 mil unidades. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em 5 galpões e 7 mandados de condução coercitiva.

 

Os produtos, oriundos da China, entravam no território nacional pelo porto de Santos e seguiam para o entreposto da Receita Federal em Guarulhos, para procedimento de desembaraço alfandegário. Os preços das notas fiscais eram subfaturados. Após os trâmites, os materiais eram enviados para um galpão em Mogi das Cruzes, que não pertencia à empresa importadora, e diferente da indicada nos documentos de importação. Deste local, seguiam para outros 6 galpões, também clandestinos, para posterior distribuição pelo Brasil.

Além do crime de descaminho, há suspeitas de que os para-brisas não atendam aos requisitos de segurança exigidos pelo órgão regulamentar do setor, o que pode causar sérios riscos à segurança dos ocupantes que utilizam os veículos. Amostras serão submetidas a exames periciais para aferição da qualidade e análise de risco aos condutores.

Os envolvidos serão inicialmente indiciados por descaminho e associação criminosa.