Alto Tietê

Ligação dos sistemas Rio Grande e Alto Tietê está 90% concluída

4 SET 2015 • POR • 19h18

A obra realizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para ligar os sistemas Rio Grande e Alto Tietê está 90% concluída. Em vistoria realizada hoje à interligação que vai transferir água de uma represa para outra, aumentando a produção no Alto Tietê, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a obra será concluída até o final deste mês.

O Alto Tietê está recebendo 350 litros por segundo do Rio Guaió desde o mês de junho, apesar de a capacidade de captação média de 1m³/s (mil litros por segundo). "Fizemos tudo em quatro meses. Não existia nada, era um terreno baldio e daqui vai ser bombeado até o (córrego) Taiaçupeba-Mirim. Imagine a potência das bombas para fazer essa água andar 11 km", disse o governador. O investimento da Sabesp é de aproximadamente R$ 130 milhões.

Importância O Sistema Rio Grande está com um bom nível de abastecimento e poderá enviar água ao Alto Tietê, que está com um baixo nível de reservação, mas tem alta capacidade de tratamento, de 15 mil litros por segundo. "Nosso objetivo é colocar quatro metros cúbicos por segundo a mais de água nova no Taiaçupeba-Mirim. Ou seja, no Alto Tietê", explicou Alckmin. A obra mostra agilidade e inteligência no combate à crise. A ligação será permanente e garantirá mais segurança para todo o sistema de abastecimento da Grande São Paulo frente a novos períodos de seca que podem ocorrer no futuro.