Um homem foi detido e multado em mais de R$ 200 mil por desmatar uma área de Mata Atlântica, no último sábado (14), no Jardim das Flores, em Ferraz de Vasconcelos. A Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu uma retroescavadeira usada na ação.
Segundo a Prefeitura, o flagrante ocorreu após uma denúncia anônima.
Agentes da GCM constataram que a área, pertencente a uma zona de preservação ambiental da Mata Atlântica e próxima a uma nascente, havia sido desmatada.
No local, foi encontrada uma retroescavadeira que havia aberto uma grande clareira. Dois homens que estavam na área foram interrogados. Um deles afirmou que retirou apenas capim e solicitou ao operador da máquina que abrisse uma estrada para acesso ao lote. No entanto, ele não apresentou os documentos necessários para a supressão da vegetação e arruamento, exibindo apenas a cópia de um documento que não possui o mesmo valor de uma escritura oficial.
Ainda segundo a Prefeitura, a retroescavadeira foi apreendida e levada ao Pátio Municipal. O infrator foi autuado em R$ 200.445, valor correspondente a 1,5 mil Unidades Fiscais do Município (UFMs).
Os suspeitos foram conduzidos à delegacia da cidade, onde prestaram depoimento. A Polícia Civil solicitou um exame pericial para mapear a área e determinar se o local é destinado a uso residencial ou se integra uma zona de preservação ambiental permanente.
A GCM recebe denúncias anônimas pelos telefones 4679-4334 e 4677.