quinta 03 de abril de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/04/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
PI 931 Pilar organizações
Cidades

Ações dos municípios buscam resgate aos animais de rua

Focando principalmente no resgate, castração e adoção responsável desses animais

30 março 2025 - 18h00Por Yasmin Torres - Da Região

As cidades do Alto Tietê possuem iniciativas voltadas para o bem-estar dos animais de rua. O foco principal é o resgate, a castração e a adoção responsável desses animais. Apesar das iniciativas, muitos cães e gatos estão soltos em ruas e avenidas. 

A política de proteção animal da Prefeitura de Mogi das Cruzes visa o bem-estar dos animais e a proteção da saúde pública. O atendimento a animais abandonados geralmente envolve a captura e acolhimento em abrigos públicos ou conveniados. A cidade possui um Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), localizado na Estrada de Santa Catarina, 2540. 

Atualmente, existem cerca de 100 animais no abrigo. Ele oferece atendimento a animais errantes, doentes e debilitados no local da ocorrência, ou internação caso haja necessidade.

SERVIÇOS

Outros serviços importantes são o programa Captura, Esteriliza e Devolve (CED), que visa o controle populacional e a saúde dos animais e a Clínica Caramelo. 

A clínica tem capacidade para realizar até 450 consultas mensais e oferece um serviço veterinário gratuito e prioritário para cães e gatos de famílias de baixa renda de Mogi.

Em Suzano, esses animais são considerados comunitários, ou seja, estabelecimentos comerciais e moradores locais podem promover cuidado a eles. A Prefeitura possui um projeto de adoção responsável chamado “Baby, me leva!”. Desde 2021 a iniciativa foi responsável por encontrar novos lares a 1.690 cães e gatos que estavam sob a guarda de ONGs e protetores do município.

O atendimento aos animais é realizado desde 2017. Somados, é possível dizer que já foram realizados 765 atendimentos veterinários e 10.176 castrações. A ação de resgate é realizada, por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em situações de maus-tratos, quando comprovadas pela autoridade policial e pela Prefeitura de Suzano.

Clínicas Veterinárias Municipais prestam atendimento na região

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos conta com o atendimento gratuito na Clínica Veterinária Municipal. A unidade é localizada na Rua das Américas, 35 - Sítio Paredão, e funciona mediante ao acompanhamento de um protetor voluntário. Apesar de não possuir parcerias com ONGs, o município cobre atendimento clínico veterinário de baixa e alta complexidade.

Além disso, uma das ações que atende os animais de rua em Ferraz é um programa de castração gratuita de cães e gatos sem raça definida. A pasta reforça que os animais são assistidos por meio dos protetores, responsáveis em levar e cuidar no mutirão de castração gratuita.

Já em Itaquaquecetuba, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atende chamadas de animais com suspeita de doenças zoonóticas, oferecendo tratamento, abrigo e castração após a recuperação. Embora não existam parcerias com ONGs, em média, 70 animais são atendidos por mês.

A cidade de Poá realiza estudos técnicos para definição de um programa mais completo para atendimento dos animais de rua. Atualmente, cerca de 20 animais são resgatados mensalmente. Sabe-se que a prefeitura está firmando parcerias para campanhas de adoção e encaminhamento de animais resgatados que necessitem de um suporte mais específico.

Em casos de enfermidades ou processos patológicos, a cidade de Arujá realiza o recolhimento e o encaminhamento dos animais para UVZ. O protocolo de recolhimento de animais errantes, atende critérios orientativos e fiscalizatórios da condição clínica de cada indivíduo. No local, eles são submetidos ao atendimento médico veterinário e, após o tratamento, são submetidos ao procedimento cirúrgico de castração e para a adoção. O município possui parceria com ONGs e o programa Animal Legal atendeu mais de 300 solicitações de animais oriundos em locais públicos.

O município de Guararema dispõe do Programa Bora Ser Feliz. A ação disponibiliza os animais do Canil Municipal para adoção responsável, além de oferecer gratuitamente os serviços de castração e vacinação antirrábica.

Deixe seu Comentário

Leia Também