sábado 22 de fevereiro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/02/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
PI 675 CÂMARA MUNICIPAL DE SUZANO
Região

Especialista em coluna do Imot dá dicas do melhor tipo de mochila para crianças

Médico ortopedista Rodrigo Nakao detalha quais são as opções que não vão prejudicar a saúde dos estudantes

30 janeiro 2025 - 16h01Por Da Região

O mês de janeiro é marcado pelas férias das crianças e a maratona dos pais em busca de material escolar. O mercado oferece inúmeras opções de mochilas, com cores diferentes, personagens, modelos e tamanhos. Mas qual a melhor opção? O médico ortopedista e especialista em coluna do Imot, Rodrigo Nakao, alerta para o risco que o excesso de peso pode causar à saúde dos estudantes e dá dicas valiosas sobre modelos mais adequados à rotina escolar.

Nakao explica que a mochila tradicional, com alças largas e acolchoadas, é uma boa opção para os alunos que não têm tanto peso para carregar. Já aquelas que possuem rodinhas são indicadas para as crianças que levam uma carga maior. 

No entanto, o médico orienta que, para esse modelo, o puxador deve ser ajustável à altura do estudante. Outro ponto é que deve haver uma proporção entre o tamanho da mochila e o aluno. 

Segundo Nakao, é essencial entender que os ossos das crianças ainda estão em formação, portanto, são mais flexíveis e sensíveis do que dos adultos. Isso ocorre em razão da cartilagem que passa pelo processo de ossificação. 

“O ideal é que a criança não sofra com excesso de peso, tenha uma mochila adequada e proporcional e também faça atividades físicas para fortalecer a musculatura como um todo. Mochilas pesadas podem acarretar dores no ombro, coluna, região do pescoço e até na lombar, e, futuramente, alterações posturais como a hipercifose (curvatura da coluna), a escoliose (desvio lateral) e algumas lesões no crescimento com micro-traumas na coluna”, alerta o médico.

O especialista em coluna do Imot reforça que a partir dos 4 a 5 anos a criança pode usar a mochila nas costas, porém, a carga não deve ultrapassar de 10% a 15% do seu peso corporal. Por exemplo: se pesa 15 quilos, deve carregar, no máximo, 2 quilos. 

“Se o peso for superior a essa proporção, os pais ou responsáveis devem retirar materiais desnecessários para evitar a sobrecarga na criança. Algumas sugestões: tentar levar a lancheira separada, substituir objetos mais pesados por mais leves, como cadernos menores”, destacou Nakao. 

Sobre o Imot

Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.

O Imot fica na Rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.

Deixe seu Comentário

Leia Também