A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) desmentiu um vídeo que circula nas redes sociais mostrando a presença de soldados do Exército brasileiro na estação Calmon Viana, em Poá.
O DS entrou em contato com a companhia. O vídeo é de 2018, ano em que foi realizado um treinamento das Forças Armadas denominado Exercício Anhanguera, com objetivo de preparar recrutas para as atividades de Garantia da Lei e da Ordem.
Estações de trens
Na época, a CPTM cedeu o espaço nas estações Calmon Viana e Suzano, nas linhas 11-Coral e 12-Safira, para este treinamento.
Redes sociais
Nas redes sociais, comentários repercutiram ainda mais o vídeo tirado fora de contexto, como: "Ontem haviam soldados na estação de Calmon Viana. Ficaram espalhados pela estação e depois de um tempo foram embora."
Depois da repercussão, a CPTM precisou desmentir as imagens em todos os perfis do Facebook, Instagram e Twitter.
Denúncias
Qualquer atividade suspeita pode ser denunciada diretamente no site da CPTM, no Canal de Denúncias (https://bit.ly/3UrVr1G). O telefone para contato é 0800 055 0121.
CPTM
Segundo a companhia, as denúncias devem conter elementos suficientes para permitir a apuração dos fatos relatados.
A nota da CPTM, na íntegra:
“Nos últimos dias têm circulado um vídeo em que militares estão fazendo a segurança da estação Calmon Viana, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira.
A CPTM ressalta que o material é antigo e fez parte de um treinamento das Forças Armadas, denominado Exercício Anhanguera, que tem como finalidade preparar recrutas às atividades de Garantia da Lei e da Ordem, realizadas em 2018 nos municípios de Suzano e Poá”.