Mogi das Cruzes recebeu na tarde desta quarta-feira (05) o selo prata da plataforma Connected Smart Cities, uma ferramenta que reconhece boas práticas em cidades inteligentes, concedido em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes e a Urban Systems.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, compareceu representando o prefeito Caio Cunha e recebeu oficialmente o selo. “Este é um reconhecimento muito importante para a cidade, que mostra como estamos conseguindo evoluir dentro de um novo modelo de gestão, que preza pelo desenvolvimento dos setores básicos, mas também pela tecnologia e pela inovação”, destacou.
As cidades contempladas com o selo foram analisadas sob seis dimensões, sendo cinco autodeclaradas pelo município e uma avaliada a partir do resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.
As dimensões analisadas são: planejamento da cidade inteligente, governança da cidade inteligente, ecossistema de inovação, planejamento de infraestruturas e serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), maturidade para parcerias e tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities.
O ranking Connected Smart Cities foi desenvolvido pela Urban Systems, em parceria com a Necta, com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. No recorte da economia, Mogi das Cruzes apareceu na posição 55, à frente de capitais como Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Recife (PE).
O selo e o ranking estão diretamente ligados ao evento Connectec Smart Cities, tido como o maior do Brasil em conexões e negócios das cidades inteligentes. E Mogi participou em dois paineis, um em que foi apresentado o case de sucesso da Ouvidoria Geral da Prefeitura e outro denominado Cidades Prósperas.
Paineis
A Ouvidoria Geral do município de Mogi das Cruzes foi apresentada na tarde desta quarta-feira para centenas de pessoas, empresas e municípios no painel do Connected Smart Cities, que contou com a participação do chefe de Divisão, Thiago Batalha. Responsável por um projeto que reformulou e dinamizou o atendimento no principal canal de comunicação entre a Administração e a população mogiana, Batalha detalhou os passos dados e os números alcançados.
A partir do projeto, a Ouvidoria da Prefeitura de Mogi das Cruzes alcançou a marca inédita de 81% das demandas respondidas aos munícipes, com um tempo médio de 15 segundos entre o contato inicial feito pelo cidadão e o atendimento telefônico. Entre as diversas ações executadas pela nova gestão, destacam-se a criação de uma equipe de fiscalização, o desenvolvimento de uma campanha motivacional que focou não nas críticas, mas sim nos elogios recebidos pelas equipes, além de uma nova postura de atenção aos pontos focais de cada Secretaria, a partir das demandas registradas.