segunda 09 de setembro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 07/09/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Poá vai implantar Sistema Empresa Fácil a partir desta segunda-feira

Nesta semana a Prefeitura realizou uma capacitação para servidores e contadores que irão administrar o sistema

04 fevereiro 2021 - 23h15Por de Poá
A Prefeitura de Poá realizou esta semana a capacitação de pessoal para a implantação do “Sistema Empresa Fácil”, voltada aos empreendedores interessados em se estabelecer no município, e que deve entrar em funcionamento nesta segunda-feira (08). Nesta quinta-feira (04) foi a vez dos contadores da cidade passarem pelo treinamento. A Prefeita Marcia Bin (PSDB) acompanhou o evento no Núcleo de Atendimento à População (Nap).
 
De segunda a quarta-feira (01 a 03 de fevereiro), o curso foi voltado para os servidores que atuam no Cadastro Mobiliário e também nos órgãos licenciadores do município, como Posturas, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. Nesta sexta-feira (05/02), o dia será voltado para sanar as dúvidas de todos os participantes, assim como os contadores que não puderam participar do curso. Ao todo 30 pessoas foram capacitadas para administrar a solicitação dos munícipes. 
 
Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, o sistema deve iniciar o funcionamento já na segunda-feira (08/02). “Atualmente para a abertura de uma empresa o prazo é de 30 a 60 dias para cumprir todos os trâmites. Com o “Empresa Fácil”, dependendo da atividade, o número do cadastro, que permite a licença para funcionar, já sai na hora ou no máximo em alguns dias. Muito mais rápido e sem burocracia”, explicou a chefe da pasta, Elisângela Rocha.
 
“Esta é uma novidade que deve alavancar o desenvolvimento de Poá. A cidade chegou a perder muita receita por causa da falta de agilidade no processo de abertura de empresas. Isso porque, muitos empresários acabavam escolhendo outro município para investir. O novo sistema representa um grande avanço para a nossa cidade”, enfatizou Márcia.
 
GCM
 
A Secretaria de Segurança Urbana de Poá divulgou o balanço das ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) nos primeiros 30 dias de 2021. De acordo com a pasta, foram registradas 678 ocorrências, sendo que deste total, 166 casos foram relacionados a Lei Maria da Penha, representando 24% do total.
 
De acordo com a secretária da pasta, Marlene de Sant’Anna, em Poá existe a ‘Patrulha Maria da Penha’, uma equipe especializada neste tipo de ocorrência, que visa prestar assistência às mulheres que sofrem violência. “Realizamos o atendimento e, posteriormente, visitas periódicas de acordo com as fases que determinam a situação da vítima”, explicou.
 
As fases citadas são divididas em três e identificadas por cores, sendo que a Fase Vermelha é quando a vítima continua recebendo ameaças, mesmo com medida protetiva. Já a Fase Verde, é quando a mulher está em estado de conforto, ou seja, alega que não teve mais contato com o agressor e que a medida protetiva está sendo respeitada.